Twitter

segunda-feira, julho 25

COMO EXPRESSAR E RECEBER AMOR?

Bem minha intenção neste post é tecer algumas considerações acerca de um livro que estou lendo atualmente: 

As cinco linguagens do amor para solteiros. Gary Chapman

Não imaginava como este livro iria abrir meu pensamento a cerca do que de fato é o AMOR e como expressa-lo e receber de forma eficaz em qualquer relacionamento, seja no namoro,  na familia, no trabalho,  na amizade, enfim.

Bem, é notável a todos que a sociedade que vivemos padece de falta de amor, se formos perguntar a um jovem qual seu sonho ele dirá em quase todos os casos que seria: Construir uma família feliz, ser amado. Nada tem mais potencial para melhorar nossa sensação de bem-estar que efetivamente amar e ser amado.

Na maioria dos casos as pessoas conseguem ter sucesso profissional, financeiro, acadêmico, social, mas nos relacionamentos são um fracasso.

Isto se deve ao fato de que não aprenderam a expressar e receber amor! Pois o amor é a chave para os relacionamentos.

O livro conta através de experiências reais, que o ingrediente que falta em muitos relacionamentos é o aprender a falar a linguagem sublime do amor com as pessoas.

Mas antes de falar sobre as linguagens do amor onde iremos focar no namoro, não posso deixar de falar de um segredo importantíssimo que muita gente não sabe a cerca de um relacionamento romântico, e que faz milhares de casamentos acabarem em divorcio.

O amor romântico passa por estágios. O primeiro é o estagio do amor obsessivo, sua duração media é de dois anos (Tennov, Love and limerence). Durante esse estagio vivemos sob a ilusão de que a pessoa a quem amamos é perfeita... pelo menos, perfeita para nós. Este estágio não requer muito esforço, acontece de modo natural, tudo começa com o que a o autor chama de “formigamento”. Há algo sobre a aparência da outra pessoa, a maneira como ele (ou ela) fala, age, como ainda, que faz você formigar por dentro. E quando se descobre que tudo isso é recíproco a obsessão emocional cresce. É neste estagio que a maioria das pessoas se casa. O relacionamento não exigiu esforço. Foram empurrados pelas emoções intensificadoras da obsessão da “paixão”.

Mas há o segundo estagio que o autor costuma chamar de “amor de aliança”, nesta fase a paixão deve ser alimentada e cultivada. Ela não continuará a fluir simplesmente porque permanecemos no relacionamento. Agora as ilusões começam a se dissipar e você percebe que há coisas mais importantes e que existem imperfeições. O estagio obsessivo passou. O casal pode estar namorando ou estar casado, mas deve mover-se para o estagio seguinte para que o relacionamento romântico não termine.

O amor de aliança é o amor consciente. É um compromisso de amar apesar de tudo Ele requer pensamento e ação. Não espera pelo encorajamento das emoções, mas escolhe buscar o interesse do companheiro porque está comprometido com o bem-estar de outro. Nosso comportamento afetará as emoções da pessoa. É aqui que entra a importância de se falar a linguagem de amor da pessoa, pois se de fato aprendermos a expressar amor em sua linguagem de amor, ela se sentirá amada e se ela corresponder, falando a nossa linguagem de amor, vai satisfazer nossa necessidade emocional. E então teremos feito a transição do amor euforia ou paixão para a confiança profunda, estabelecida do amor de aliança. È o amor de aliança que sustenta uma relação através dos anos e leva o marido de cinqüenta anos a dizer sobre a esposa “Eu a amo mais agora que quando nos casamos”

Portanto, há cinco maneiras de expressar amor emocionalmente, cada de um nós tem uma linguagem de amor principal e uma dessas cinco linguagens fala mais profundamente conosco que as outras quatro. O problema é que por natureza tendemos a falar a própria linguagem do amor, isto é, expressamos amor a outros numa linguagem que nos faria sentir amados. Mas, se não for a principal linguagem de amor dele ou dela, não significará para eles o que significará para nós.

É por isso que milhares de casais sentem-se frustados. Sam, um solteiro divorciado, disse que está namorando: “Não a compreendo. Ela diz que acha que eu não a amo. Como pode sentir-se assim? Digo que a amo todos os dias. Faço também elogios diariamente. Digo como é bonita. Como pode sentir-se não amada?

O problema é que a linguagem de amor dela é “atos de serviço”, e não “palavras de afirmação”. Ela esta pensando: “se ele me amasse faria algo para me ajudar. Quando vem aqui fica vendo TV enquanto eu lavo os pratos. Nunca me ajuda com nada. Estou cansada de ouvir ‘Amo você. Amo você’. Palavras são fáceis. Se me amasse realmente, faria alguma coisa. Faço tudo para ele, e ele não faz nada por mim.”

Esta cena se repete em milhares de relacionamentos. Cada pessoa fala a sua linguagem e não entende por que o outro não se sente amado. Se queremos que a outra pessoa sinta-se amada, devemos descobrir sua principal linguagem e aprender a usá-la.

Aprender a exprimir amor e apreciação numa linguagem que a outra pessoa possa receber é o segredo para intensificar todos os relacionamentos humanos.

Bem, sei que você deve estar bem curioso para saber todas as cinco linguagens do amor, mas para poder detalhar cada uma, achamos melhor  deixar para o próximo post, então acompanhem o BLOG e a seguir, cenas.....

Indico a leitura do livro e dêem uma espiadinha neste guia de estudo onn-line: www.fivelovelanguages.com

Fiquem na paz, espero vocês na próxima,

Abraços!

Déh