Twitter

sexta-feira, outubro 5

Como ter um bom senso?

Seis dicas para quem precisa trabalhar esse equilíbrio na vida!


O título traz uma pergunta direta: como ter um bom senso? O pastor Sérgio Ricardo adverte: “Você pode ter bom senso vivendo com responsabilidade, conhecimento, ética, discernimento, com a vida controlada pelo espírito de Deus, e respeito ao próximo, afinal, vivemos em sociedade!”. Seis pilares foram citados pelo pastor, mas será que sabemos o que eles significam e será que eles estão presentes em nossa vida?
Primeiro, precisamos entender o que significa ter bom senso. No dicionário lemos que bom senso é: “equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta.” A Bíblia revela e explica em diversas passagens: “O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.” (Provérbios 2.11) “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!” (Provérbios 23.4) “Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.” (Provérbios 8.12) “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” (Salmos 111.10)
Seis pilares para ter o bom senso
Responsabilidade
“Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros.” (Dicionário Houaiss) O primeiro passo é ter a consciência de que a sua ação vai gerar uma reação, e para essa terá que haver uma explicação. E com Deus também é assim. “Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.” (Eclesiaste 11.9) Se você não tem responsabilidade comece buscando o temor a Deus (Provérbios 9.10), em seguida, o amor ao próximo (1Pedro 4.8) e assim, ações sinceras, sem falsidade (Jeremias 17.10).
Conhecimento
 “Ato, efeito, ou atividade de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da experiência.” (Dicionário Houaiss) O conhecimento por meio da sua experiência te leva a não cometer o mesmo erro novamente. É o conhecimento que proporciona a crítica e colabora com a moderação. “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” (Oséias 4.6 a) Nosso manual de vida é a Bíblia. Para ter bom senso não há um segredo. Leia a Palavra de Deus e examine-se para que a cada dia você esteja e seja mais aprovado. Pois, “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2Co 3.18)
Ética
“Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.” (Dicionário Houaiss) Nossa ética deve ser pautada em Cristo, logo, a ética cristã. Sendo assim, nossas regras e princípios são as mesmas de Jesus. “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado.” (João 14.12a)
Discernimento
“Capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado.” (Dicionário Houaiss) Moralmente sabemos quais atitudes transgridem a lei, ou machucam o próximo. Mas também temos o Espírito Santo que nos convence todas as vezes que agimos sem o bom senso (João 16.7-11). É com o discernimento que escolhemos quais atitudes tomar. “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5.37)
Controle do Espírito Santo
Controle: “Ato ou efeito de controlar; monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece a determinadas expectativas, normas convenções etc.” (Dicionário Houaiss) O controle do Espírito Santo é assim, em todas as ações há a direção dele. “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” (Gálatas 5.25)
Respeito
  “Ato ou efeito de respeitar (-se); sentimento que leva alguém a tratar outrem ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência.” (Dicionário Houaiss) É com respeito que você considera o seu próximo superior a você, e assim, sua ações serão de paz e de ajuda. “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2.3)
Ore
 “Senhor, tenho sido falha em minhas atitudes contra o meu próximo. Preciso que me ajude a ter o bom senso, e assim, viva a tua Palavra dia após dia. Libero perdão para aqueles que me machucaram e peço perdão por ter machucado também. Dê-me sabedoria e temor para que o bom senso seja conhecido e testemunhado em minha vida. Amém.”

:: Stephanie Zanandrais 
stephanie.zanadrais@lagoinha.com
Fonte:http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/como-ter-um-bom-senso/